MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DIA 'D' EM POÇOS DE CALDAS

Caminhada marca Dia Mundial do Diabetes em Poços
Saúde
2010
Novembro
12
Após caminhada, haverá orientação sobre alimentação do diabético
O Dia Mundial do Diabetes, será comemorado no próximo domingo (14), com uma caminhada que irá congregar diabéticos e comunidade em geral.

A concentração acontece em frente ao Museu, às 8:30h, seguindo até o Parque Municipal, onde haverá alongamento e orientações sobre alimentação feitas por uma nutricionista. A caminhada é realizada pela Associação dos Diabéticos de Poços de Caldas, com apoio da Prefeitura.

Mas, as atividades tiveram início no dia 6, com um stand na Praça Pedro Sanches, com testes de glicemia e orientação. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saude, através do Programa Hiperdia e a Faculdade de Enfermagem da PUC campus Poços. Também a estátua do Cristo, no alto da Serra de São Domingos, já está na cor azul, símbolo da campanha.

Durante todo o mês, as unidades de PSF e também os postos de saúde realizam testes de glicemia e orientações. O primeiro PSF a realizar seu dia voltado aos diabéticos foi o Estância São José, nesta sexta-feira,12, depois, será a vez do Maria Imaculada, dia 18 e o Posto São Jorge, no dia 24. No PSF Cascatinha, os grupos de orientação acontecem todas as terças-feiras pela manhã. Para se informar das demais unidades, basta se dirigir ao posto de saúde ou PSF mais próximo de sua casa.

O tema deste ano para o Dia Mundial do Diabetes é “Educar para Prevenir”. “Educar” no sentido de orientar para o combate à obesidade e o sedentarismo, fatores de risco para o diabetes tipo2, que é desenvolvido na idade adulta.

Hoje, existem 17.800 pessoas cadastradas no Hiperdia, que é o Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde. Destes, cerca de 4 mil são diabéticos, que recebem todas as orientações, consultas e exames. “Para ter acesso ao programa, basta se dirigir a uma unidade básica de saúde (PSF ou posto). Se detectada a doença, o paciente pode ser tratado na unidade mesmo ou encaminhado a um especialista, conforme a gravidade do caso”, explica a coordenadora do Hiperdia, Gilmara Prado Gonçalves Franco. Ela informa ainda que 1.500 diabéticos recebem medicamentos, pois em muitos casos a doença é controlada apenas com alimentação adequada e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Durante todo o ano, os profissionais dos PSF's foram capacitados para diagnóstico e classificação da hipertensão e diabetes e também para o cadastramento e acompanhamento dos pacientes no SIS Hiperdia (sistema de informação do Ministério da Saúde). Participaram da capacitação todos os funcionários, desde médicos aos agentes comunitários de saúde.

Associação
A Associação dos Diabéticos de Poços de Caldas foi fundada em maio de 2007 e possui em seus quadros cerca de 200 associados. Ela oferece orientação, através de grupos e também palestras ao diabéticos e familiares. Conta com equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo, advogado e outros. “A Associação nasceu da necessidade dos pais de buscar informação sobre, principalmente, o diabetes tipo 1, que afeta as crianças e adolescentes. De uma hora para outra, os pais tinham que começar a aplicar injeção na barriga do seu filho! Eles ficavam desesperados e precisavam de informações. Daí então nasceu a associação, que sobrevive da contribuição mensal dos seus associados”, informa Cristina Machioni, vice-presidente da Associação dos Diabéticos de Poços de Caldas. O e-mail da associação é contato@dpc.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .
 
Prefeitura de Poços de Caldas 2009 - Todos os direitos Reservados
Av. Francisco Salles, 343, Centro - CEP: 37701-013 | Tel: (35)3697-2000
Desenvolvido por UDZagência

Um comentário:

  1. Membros da Diretoria Executiva do SINDACS-PB reuniram-se com o Deputado Federal e Presidente da Frente Nacional de Apoio as Categorias de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias Valtenir Pereira (PSB-MT) e o Vereador do Município de João Pessoa Ubiratan Pereira (PSB-PB) para analisar a situação da regulamentação da EC 63/2010, na ocasião o Deputado Valtenir Pereira salientou que as lutas devem continuar a partir do mês de novembro do corrente ano, como forma de pressionar o governo a encaminhar o projeto de lei que estabelece o piso salarial das categorias.
    O presidente do Sindicato João Cavalcanti estabeleceu um calendário de atividades em todo o estado, visando a mobilização em favor da regulamentação da EC, “Precisamos nos organizar e estarmos preparados para o chamado imediatamente” frisou o Presidente.
    Já o Vereador Ubiratan Pereira que já vem auxiliando as categorias com projetos de sua autoria, reafirmou seu compromisso com as categorias e se comprometeu a iniciar mais um processo de construção junto ao sindicato, visando o PCCR das categorias e outros benefícios para os mesmos.
    De fato os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Município de João Pessoa podem esperar dias melhores com grandes e boas surpresas.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/