MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

APOSENTADORIA ESPECIAL BENEFÍCIOS OU TRANSTORNOS!?

Comissão pode convocar ministro sobre aposentadoria especial

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, poderá ser convocado a falar, na Comissão de Seguridade Social e Família, sobre a falta de regulamentação para a aposentadoria especial de servidores públicos que exerçam atividades de risco ou em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Integrantes da comissão decidiram apresentar o requerimento de convocação depois da ausência, hoje, de representante do ministério em audiência pública sobre o assunto. Vinte e um anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o artigo 40, parágrafo 4º, ainda não foi regulamentado.

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), considera grave que os servidores — muitos deles expostos a atividades penosas e perigosas e a agentes físicos, químicos e biológicos agressivos — precisem ingressar com mandado de injunção no Judiciário para ter reconhecido um direito já assegurado aos trabalhadores da iniciativa privada. Hoje, esses trabalhadores têm direito à aposentadoria especial com 15, 20 ou 25 anos de trabalho, a depender da atividade exercida.

Barbosa lembrou que, em outubro de 2007, a Comissão de Seguridade Social encaminhou indicação ao Poder Executivo sugerindo o envio, ao Congresso, de projeto de lei complementar sobre o assunto, já que a matéria é de competência privativa da Presidência da República. Durante a audiência desta terça-feira, o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Minas Gerais Luiz Henrique Macêdo acusou o governo de manter o projeto na gaveta.

A convocação do ministro do Planejamento pode ser votada amanhã pela Comissão de Seguridade Social. "Se o requerimento for aprovado, Paulo Bernardo não poderá se ausentar. Provavelmente, com isso conheceremos a minuta desse projeto", emendou o deputado Eduardo Barbosa, que classificou como "desrespeito" com a Câmara e os trabalhadores a ausência de um representante do ministério na audiência pública. Além de Barbosa, subscreveram o requerimento os deputados José Linhares (PP-CE), Jô Moraes (PCdoB-MG), Rita Camata (PSDB-ES) e Germano Bonow (DEM-RS).

Notícias relacionadas:
Servidor em trabalho nocivo à saúde pode ter aposentadoria especial
Projeto inclui insalubridade no cálculo da aposentadoria por idade
Assistente social poderá ter adicional de insalubridade
Proposta facilita comprovação para aposentadoria especial
Projeto concede aposentadoria especial a deficientes
Petroleiros poderão ter aposentadoria especial
Eletricitários poderão ter aposentadoria especial

Reportagem - Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel


(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/